Há muitas dicas e orientações na internet sobre como construir um currículo eficaz. Mas, saber como estruturá-lo de forma que os benefícios sejam realmente percebidos pelo recrutador é fundamental. Geralmente, os currículos são organizados de forma a destacar os pontos fortes do candidato.
É importante lembrar que um currículo deve ser visto como uma apresentação de si mesmo, de forma clara, concisa e objetiva. Por isso, é necessário cuidado na hora de redigi-lo. A primeira parte do currículo deve apresentar dados pessoais, como nome, endereço, telefone e e-mail. É importante também incluir dados sobre formação acadêmica e profissional.
A segunda parte deve apresentar as experiências profissionais, indicando o nome da empresa, cargo ocupado e data de início e término da experiência. Na terceira parte deve-se listar as principais atividades desenvolvidas na experiência profissional.
É importante destacar as habilidades e competências que possui. Por isso, deve-se listar as principais no final do currículo. Além disso, é importante criar um objetivo profissional, que descreva a vontade de trabalhar na área pretendida.
A última parte é destinada às informações complementares, como artigos e papers publicados, cursos realizados, idiomas falados, etc.
Agora que você sabe como estruturar um bom currículo, é hora de colocar em prática. Lembre-se de ser claro, objetivo e de destacar seus pontos fortes. E, para ter certeza de que está fazendo tudo certo!
Agora que você sabe como estruturar um bom currículo, é hora de colocar a mão na massa! A Ben+ Familiar está aqui para te ajudar nessa jornada, seja você empregado ou empregador. Conheça nosso mural de empregos e faça parte!